UFPel recruta voluntários para atuar na pesquisa que avalia prevalência do coronavírus

Pelotas/RS. Podem se inscrever profissionais ou estudantes da área da saúde.

Profissionais e estudantes de saúde podem se inscrever para atuar como voluntários na próxima etapa da pesquisa Epicovid RS, que avalia a prevalência do coronavírus na população, entre os dias 5 e 7 de setembro.

O estudo é encomendado pelo governo do estado, e levanta, através da aplicação de testes em uma amostra da população. Os voluntários realizam entrevistas domiciliares e aplicam testes rápidos para a Covid-19 em 500 moradores na zona urbana de Pelotas, sorteados aleatoriamente.

Para se candidatar, os requisitos são:

  • ser profissional ou estudante da área da saúde, com noções sobre procedimentos de segurança em condutas de saúde;

  • estar fora do grupo de risco, ou seja, ter menos de 60 anos de idade, não ser fumante, e estar livre de doenças crônicas (como hipertensão, diabetes, doenças autoimunes, insuficiência cardíaca, renal ou doença respiratória crônica)

  • dispor de veículo automotivo e carteira de motorista;

  • dispor de telefone celular com sistema operacional Android para aplicação dos inquéritos.

Os interessados devem preencher uma ficha cadastral e informar dados de identificação, contato, endereço, área de formação ou curso e semestre de graduação em andamento (estudantes devem anexar atestado de matrícula) e dados de conta bancária. Na última etapa da Epicovid, o estudo mostrou que um 1 cada 82 moradores do RS teve contato com o vírus.


43 visualizações0 comentário